Bispo compara jantar no Panteão a “bacanal romano"

D. António Vitalino Dantas, bispo de Beja, criticou o jantar da Web Summit no Panteão Nacional, fazendo alusão aos "bacanais nos cemitérios" realizados pelos romanos.

Bispo compara jantar no Panteão a “bacanal romano
Imagem: Observador

“Os romanos realizavam bacanais nos cemitérios, mas o nosso povo não tem esses hábitos”, afirmou o bispo emérito de Beja em declarações ao CM. Isto a propósito do jantar realizado pela Web Summit na passada sexta-feira no Panteão Nacional.

D. António Vitalino Dantas opõe-se à realização de quaisquer festividades no Panteão, pois, considera, não ser a “melhor forma” de homenagear as “grande figuras” da história portuguesa.

bispo-compara-jantar-no-Panteao-a-bacanal-romano_Facebook

“É lá que estão sepultados alguns dos mais ilustres da nossa História e encontram-se lá porque conquistaram em vida honras de destaque para além da morte. Não me parece que a melhor forma de homenagearmos essas grandes figuras seja através da realização de jantares”, sublinhou o bispo à margem da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que teve início esta segunda-feira e que terminará na quinta-feira.

Na reunião magna, os bispos portugueses vão debater as novas regras de formação nos seminários, a tragédia dos fogos florestais em Portugal, que este ano mataram mais de cem pessoas e destruíram centenas de casas, e o primeiro Dia Mundial dos Pobres, que se assinala no próximo domingo.

 

Comente esta notícia