Conselho de Arbitragem assume erro no golo anulado ao Sporting

O órgão reconheceu que o golo anulado a Dombuia foi mal anulado e que os árbitros têm de respeitar o protocolo definido para o VAR.

Conselho de Arbitragem assume erro no golo anulado ao Sporting
Imagem: CM

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol reconheceu, esta terça-feira, que a equipa de arbitragem do Sporting-Feirense deste domingo errou ao anular um golo a Doumbia.

O Conselho liderado por José Fontelas Gomes defende que o árbitro Luís Ferreira e o vídeo-árbitro Manuel Oliveira aplicaram o protocolo do VAR erradamente ao considerar a jogada ilegal devido a uma falta de Bruno Fernandes.

CA-assume-erro-no-golo-anulado-ao-sporting_CM

Numa nota publicada no site da Federação, o Conselho de Arbitragem esclarece:

“O Protocolo VAR define que se uma equipa cometer uma infração na fase de ataque e, como resultado dessa ação, obtiver golo ou beneficiar de um pontapé de pénalti o lance deve ser revertido. Ou seja, o golo ou pontapé de pénalti deverão ser anulados e assinalada a falta.

O IFAB, num recente esclarecimento feito aos árbitros portugueses, definiu que a fase de ataque consiste numa jogada que vá rapidamente na direção da baliza adversária. Quando a equipa que desenvolve uma fase de ataque decide recuar em direção ao seu meio-campo ou a defesa adversária joga a bola passa a ser uma nova jogada, eliminando-se as eventuais infrações técnicas cometidas na anterior fase de ataque.

Assim, prossegue o comunicado, “na 22ª jornada da Liga NOS verificou-se um lance em que a equipa de arbitragem teve uma interpretação desajustada desta indicação do protocolo VAR, o que conduziu à errada anulação de um golo”.

Recorde-se que no encontro em que o Sporting bateu o Feirense por 2-0, o árbitro Luís Ferreira anulou um golo ao costa-marfinense por indicação do videárbitro, Manuel Oliveira, que alertou para uma falta anterior de um jogador leonino, mas entre a infração e o golo o Feirense teve a posse de bola, pelo que a decisão contraria as indicações do protocolo.

CA-assume-erro-no-golo-anulado-ao-sporting_Sapo

 

Comente esta notícia