Dia Mundial do Teatro: hoje o pano cai de borla

Iniciativas promovem peças gratuitas por todo o país.

Dia Mundial do Teatro: hoje o pano cai de borla
Imagem: Teatro Mágico

Hoje ir ao teatro no D. Maria II, em Lisboa, e no São João, no Porto, é grátis. Em comum, os dois palcos nacionais têm uma programação em torno do dramaturgo e encenador italiano Romeo Castellucci, presente em Portugal no âmbito da BoCA – Biennial of Contemporary Arts.

Em Lisboa, o Teatro Nacional D.Maria II vai apresentar a “ação teatral” “Ethica. Natura e origine della mente”, de Romeo Castellucci. Depois da encenação, que começa às 16h00 e de novo às 19h00, há uma conversa com o encenador. Começa às 20h00 e vai ser moderada pelo poeta José Tolentino Mendonça.

Ainda no D. Maria, a comemoração do Dia Mundial do Teatro inclui também as narrativas de “Tiranossauro Rex-Procedimento básico de memorização e esquecimento”, do brasileiro Alex Cassal, e de “Ensaio para uma cartografia”, da encenadora e atriz Mónica Calle.

No Porto, as celebrações abrem às 10h00, com visitas guiadas ao Teatro Nacional São João (TNSJ) e ao Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV), onde está a exposição “Noites Brancas”, a “travessia por territórios cénicos que fazem a memória do teatro” e a Feira do Livro de Teatro (que fica até sexta-feira, no ‘foyer’ do S. João e no átrio do mosteiro).

Para as 15h00 está marcado um seminário sobre Romeo Castellucci e os limites do teatro, orientado pela professora e investigadora de artes dramáticas Alexandra Moreira da Silva.

O Dia Mundial do Teatro vai contar ainda com iniciativas noutros teatros do país, nomeadamente em Cascais, nas Caldas da Rainha e no Montijo. Na rádio, a Antena 2 apresenta “O doido e a morte”, de Raul Brandão, a partir das 21h00.

 

Comente esta notícia