Marcelo: "Agora os portugueses acham que vão ganhar tudo na vida"

O Presidente da República considera que, depois da vitória de Portugal na Eurovisão, a autoestima dos portugueses cresceu "mais 20 centímetros".

Marcelo:
Imagem: Lusa

Num encontro com estudantes de português, num anfiteatro da Universidade de Zagreb, o Presidente da República foi questionado sobre o significado da vitória portuguesa no festival da Eurovisão. Com a jovialidade que o caracteriza, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu com prontidão: “De repente, começámos a ver aquilo, começou todo o português a telefonar a todo o português: Estás a ver? Vamos ganhar a Eurovisão?”.

Isto porque, segundo o Presidente, o primeiro-ministro António Costa, na noite da vitória, lhe enviou uma mensagem a perguntar: “Senhor Presidente, está a ver a votação da canção?”.

“Eu estava. Ele próprio estava estupefacto, admirado por tantos votos de numa canção portuguesa – porque nós normalmente tínhamos, ou os votos da Espanha, que percebia um pouco de português, ou trocávamos os votos com a Espanha, ou tínhamos os votos de quatro, cinco países, poucos votos”, explicou, provocando risos na audiência.

“Eu nessa noite fiquei muito feliz, mas fiquei preocupado, porque pensei: agora os portugueses acham que vão ganhar tudo na vida”, acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa “ganhou” a assistência quando relatou que, no dia seguinte, quando fazia compras num hipermercado, foi abordado por uma portuguesa que lhe disse: “Presidente, logo à noite vamos ganhar o campeonato de ginástica rítmica”. “E eu disse: não, não, já ganhámos muito. E, de facto, não ganhámos o campeonato de ginástica rítmica. Mas estão a perceber o perigo? Os portugueses nesse dia, de repente, todos passaram a ter mais 20 centímetros de altura, todos cresceram. Faz lembrar o que aconteceu em Paris quando ganhámos o Euro”, acrescentou.

 

Comente esta notícia