Mata Nacional do Buçaco ganha “padrinhos VIP”

Projeto de reflorestação envolve várias figuras públicas e procura sensibilizar a população para a manutenção das espécies autóctones.

Mata Nacional do Buçaco ganha “padrinhos VIP”

A inciativa é promovida pela Fundação Mata do Buçaco e envolve um número já relevante de figuras públicas nacionais e internacionais. O projeto de reflorestação “Criar Raízes” convida voluntários a plantarem uma árvore na Mata Nacional do Buçaco e, assim, apadrinharem e promoverem a conservação de uma área verde que já é candidata a Património Mundial da UNESCO.

Desta vez o trabalho de “padrinho” coube ao cirurgião Biscaia Fraga, que plantou um abeto. O médico junta-se, assim, a personalidades da política e das artes como Assunção Cristas, Maria de Belém, Rui Veloso e Pedro Abrunhosa.

A Mata Nacional do Buçaco, que já foi limpa e reabilitada no ano passado, é a única floresta pública portuguesa que detém a certificação FSC (que reconhece a gestão ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável de espaços florestais). A conservação do espaço vale, sobretudo, porque ali se encontra o que os especialistas consideram um “habitat-relíquia”: é o único lugar do mundo onde ainda existe o adernal, uma espécie vegetal que foi cedendo à intervenção humana e à invasão de outras espécies.

 

Comente esta notícia