Órgãos de porcos vão poder ser transplantados em humanos

Os animais geneticamente alterados vão poder salvar a vida de pessoas em situação grave de saúde. Quem afirma são os cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA.

Órgãos de porcos vão poder ser transplantados em humanos
Imagem_ E-Konomista

Todos os anos, milhares de pessoas morrem à espera de um transplante. Ainda assim, a situação pode estar prestes a mudar, quando os cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, concluírem os experimentos que vão revolucionar as certezas da medicina. Em causa está a possibilidade de um humano poder receber o órgão de um porco geneticamente modificado.

A novidade, que pode mudar para sempre a história da medicina – e de muitas pessoas – já saiu do papel e está em fase de testes. A ciência explica que, por uma série de razões éticas, económicas e fisiológicas, os porcos são a melhor escolha, entre os restantes animais, para ser dadores de órgãos aos humanos.

“Esta pesquisa representa um importante avanço no ataque às preocupações de segurança, relativas à transmissão de vírus entre espécies”, afirmou Luhan Yang, um dos fundadores e diretor científico da empresa eGenesis, que colabora com os cientistas de Harvard neste estudo. “A nossa equipa vai continuar a alterar uma linhagem específica de porcos para oferecermos xenotransplantes seguros e eficazes”, disse o responsável.

Os primeiros porcos nascidos em laboratório e livres de retrovírus endógenos são acompanhados pela ciência para determinar se as alterações genéticas têm impacto negativo a longo prazo. As alterações feitas na genética dos animais visam, ainda, aumentar a compatibilidade imunológica e funcional com os humanos.

 

Comente esta notícia