6 hábitos matinais que podem arruinar o seu dia

Ter um dia feliz está, quase sempre, nas nossas mãos. Saiba como evitar pequenas ‘armadilhas’ capazes de nos prejudicar logo pela manhã.

6 hábitos matinais que podem arruinar o seu dia
Alguns hábitos são prejudiciais.

Imagem: flickr.com Sabia que a rotina matinal pode interferir irremediavelmente na forma como o seu dia vai correr? É verdade. Há vários erros cometidos logo ao acordar que podem estar a colocar em risco a saúde e o bem-estar dos cidadãos. Se, para uns, as primeiras horas da manhã são aproveitadas ao máximo, com boa disposição e tranquilidade; para outros, sair da cama é um verdadeiro filme de terror. Apresentamos-lhe, de seguida, alguns hábitos que os especialistas aconselham a riscar da sua lista de tarefas para que consiga sorrir do início ao fim do dia.

1. Não abrir logo a persiana e as cortinas
Mesmo nos dias cinzentos, há que procurar a luz natural ao acordar, já que se trata da forma mais eficaz de manter o ritmo circadiano regulado.



2. Substituir o pequeno-almoço por uma chávena de café
É preciso não confundir as coisas: o café pode constar na primeira refeição do dia, mas não deve ser o único elemento presente! É que, segundo explicam os nutricionistas, se saltarmos a primeira refeição do dia, o corpo produzirá maiores níveis de adrenalina e o açúcar irá cair. Além de aumentar exponencialmente o apetite durante o resto do dia, falhar o pequeno almoço prejudica o coração.



3. Pegar no telemóvel assim que acorda
Se tem o hábito de desligar o despertador e pegar no telemóvel para aceder ao email ou às redes sociais saiba que se trata de uma péssima prática não só para a saúde ocular, mas também para a mental. Esse hábito faz aumentar de imediato os níveis de stress.



4. Apostar sempre na mesma rotina de treino
Deve evitar repetir a rotina ‘acordar – comer – treinar’. É um bom plano para ser concretizado duas ou três vezes por semana, mas não todos os dias. Na verdade, devemos praticar exercício físico regularmente, mas há que variar e procurar trabalhar as diferentes áreas corporais.



5. Lavar os dentes logo a seguir ao pequeno-almoço
De acordo com os especialistas, deve-se usar fio dental depois da primeira refeição do dia para que a acidez das frutas e do café não danifique o esmalte. Há quem aconselhe a lavar os dentes só quando se chega ao trabalho.



6. Ignorar o protetor solar
Seja inverno ou verão, o protetor solar deve ser sempre usado (pelo menos no rosto). Um gesto que demora minutos e que, mais tarde, vai dar anos de vida à sua pele.



 

 

 

Comente esta notícia