Já foram angariados 1.294 milhões para ajudar bebé Matilde

A história da pequena Matilde está a comover o país. A precisar de 2 milhões de euros para ter acesso ao medicamento mais caro do mundo, a conta solidária já conta com 1.294 milhões.

Já foram angariados 1.294 milhões para ajudar bebé Matilde
Imagem: CM

Os pais de Matilde podem não precisar de deslocar-se aos Estados Unidos para tratar a doença rara da filha. Tal como avança o jornal Público, o Zolgensma — medicamento que custa 2 milhões de euros e que é a solução desejada para o tratamento da menina de dois meses de idade — pode chegar à Europa ainda este ano.

Primeiro, o medicamento tem de ser aprovado pela Agência Europeia do Medicamento (EMA). Só assim pode ser utilizado na Europa. Nos Estados Unidos, a comercialização do Zolgensma foi aprovada em maio de 2018. Agora, o laboratório que desenvolveu o medicamento já pediu autorização à EMA para o comercializar no continente europeu.

O Zolgensma pode ser a cura para a doença rara da bebé Matilde: atrofia muscular espinhal (AME) do tipo 1. A doença afeta todos os músculos do corpo e causa perda de força, atrofia muscular, paralisia progressiva e perda de capacidades motoras. O tipo 1 é mesmo a forma mais grave da doença, que afeta a bebé.

ajudar bebe matilde

O processo para introduzir o medicamento na Europa está a ser acelerado e pode mesmo ocorrer ainda este ano, segundo escreve o Público. Atualmente, a bebé encontra-se internada no Hospital de Santa Maria devido a complicações respiratórias. Está a fazer o tratamento disponível e possível em Portugal.

Esta segunda-feira, a conta de Facebook que vai relatando o estado da menina e da conta solidária anunciou que já foram atingidos os 1.294 milhões de euros. Falta pouco para Matilde receber o tratamento.

A conta da Caixa Geral de Depósito está em nome de Matilde Sande e tem o seguinte IBAN: PT50 0035 0685 00008068 130 56.

 

Comente esta notícia