Autárquicas 2017: gastam-se 8 milhões de euros por dia

Portugal saiu esta semana do "lixo", mas desde o início do ano que, diariamente, são gastos milhões em obras públicas.

Autárquicas 2017: gastam-se 8 milhões de euros por dia
Imagem: Pixabay

No ano em que o país vai a votos para as autarquias, o Estado mais do que duplicou os gastos em obras públicas. Entre janeiro e agosto arrancaram 9449 empreitadas, foram lançados concursos no valor de 2 mil milhões de euros e assinados contratos que valem 1,12 mil milhões. Feitas as contas, são mais de 8 milhões de euros por dia em concursos e 5 milhões de euros por dia em contratos assinados.

Só no mês de agosto foram lançados 274 novos concursos no valor de 380,3 milhões de euros, de acordo com os dados fornecidos pela Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços. Para se perceber a diferença face a outros anos, naquele que foi o pior mês para o setor, em novembro de 2015, os concursos públicos foram de apenas 56,5 milhões de euros.

Em relação a 2016, o número de concursos lançados entre janeiro e agosto cresceu mais de 90%. Em janeiro do ano passado, o Estado gastou em obras públicas 15,1 milhões de euros; este ano, o valor rondou os 50 milhões de euros. No mês de agosto, à porta das eleições autárquicas, o Estado avançou com empreitadas que custam aos cofres nacionais 206,8 milhões – dos 1620 contratos celebrados, 84% são ajustes diretos e 16% são concursos públicos.

 

 

Comente esta notícia