Carne de vacas com cancro terá chegado a Portugal

Mas Ministério da Agricultura diz que impediu que a carne contaminada entrasse no mercado e chegasse ao consumidor.

Carne de vacas com cancro terá chegado a Portugal
Imagem: JN

O Ministério da Agricultura anunciou, esta quinta-feira, ter apreendido 99 kg de carne de vaca contaminada proveniente da Polónia, tendo já encaminhado o produto para destruição.

Isto depois do canal de notícias Euronews ter revelado que Portugal era um dos nove destinos da carne proveniente de um matadouro filmado a aproveitar carcaças de animais com cancro e feridos.

“A prioridade, agora, é retirar do mercado todos os produtos oriundos deste matadouro”, disse, em comunicado, o comissário europeu para a segurança alimentar, Vytenis Andriukaitis. Segundo o Ministério da Agricultura, “as autoridades nacionais desencadearam de imediato todas as diligências, tendo apreendido a totalidade do lote de carne” num único operador.

Carne de vacas com cancro terá chegado a Portugal

O escândalo foi revelado no sábado, através de imagens captadas de forma clandestina pelo canal TVN24. Num matadouro da região de Mazóvia, a pouco mais de 100 quilómetros da capital polaca, Varsóvia, o filme mostra funcionários do matadouro a retirar feridas, tumores e outros sinais de que a carne estava imprópria antes de a preparar para venda.

Esta carne, tratada sem o mínimo controlo veterinário ou sanitário, terá chegado a nove países, entre estes Portugal, e deixou a União Europeia em alerta, uma vez que a Polónia é um dos maiores produtores de carne bovina do Velho Continente, exportando 85% do que produz, maioritariamente para países parceiros.

Além de Portugal, a carne terá chegado ainda a países como Estónia, Finlândia, França, Hungria, Lituânia, Roménia, Suécia e Espanha.

 

Comente esta notícia