Desaire do FC Porto dá 44 milhões ao Benfica

Os dragões foram eliminados da Liga dos Campeões e, por isso, deram duas prendas ao rival da Luz: águias evitam os grandes clubes e ficam com o bolo todo dos direitos televisivos da UEFA.

Desaire do FC Porto dá 44 milhões ao Benfica
Imagem: Jornal Económico

O FC Porto foi eliminado da Liga dos Campeões, falhando o acesso ao play-off. Perdeu, no Dragão, frente ao Krasnodar, por 2-3, caindo assim para a Liga Europa. Se a derrota já não fosse difícil, ainda têm que lidar com o facto de terem dado duas prendas ao Benfica.

O resultado permite ao rival da Luz a entrada no pote 2 do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões (sendo que o mesmo seria conseguido caso o Ajax fosse eliminado, o que não aconteceu).

Este posicionamento no pote 2, permite à equipa de Bruno Lage evitar equipas com orçamentos respeitáveis como o Real Madrid e Atlético de Madrid. Além dos gigantes de Madrid, as águias vão evitar o Borussia Dortmund, o Nápoles, o Tottenham, finalista em 2018/19, e o Shakthar Donetsk.

desaire do fc porto da milhoes ao benfica

Assim, o Benfica poderá ter como adversários o Liverpool, campeão europeu, o Chelsea, detentor da Liga Europa, o FC Barcelona, o Manchester City, a Juventus, o Bayern Munique, o Paris Saint-Germain ou o Zenit.

Também com a eliminação dos dragões, o Benfica garantiu ainda 44,06 milhões de euros mesmo antes de começar a jogar na Liga dos Campeões.

Isto acontece porque, ao nível dos direitos televisivos, a UEFA irá distribuir um total de 292 milhões de euros pelos 32 clubes, em função do valor proporcional dos países. Sendo a única equipa portuguesa, o SL Benfica receberá os 100% de Portugal e, se acompanhado por outra equipa portuguesa, teria de ceder 40% ao FC Porto.

 

Comente esta notícia