"EDP foi e continua a ser um abono de família para o Estado"

As palavras de António Mexia, presidente da EDP, não 'caíram bem' aos portugueses.

Imagem: JN

“A EDP foi e continua a ser um abono de família para o Estado”, defendeu António Mexia, na sua intervenção inicial na comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade, referindo-se primeiro a medidas regulatórias aplicadas ao setor elétrico que “tiveram impacto significativo nas receitas da EDP, diminuindo os resultados da empresa”.

De acordo com o presidente da EDP esse impacto traduziu-se em cerca de dois mil milhões de euros de custos para a elétrica entre 2012 e 2020.

Depois, prosseguiu, “a política energética permitiu que o Estado acionista encaixasse mais de 15 mil milhões de euros com a privatização e dividendos a valores de hoje”, valor que, realçou, “não foi utilizado no setor”, mas antes para “o Orçamento do Estado”.

“A EDP é hoje a empresa mais escrutinada do país” e recusou o facto de cobrar “rendas excessivas” no setor da Energia, negando a sua existência.

Na sua intervenção antes das questões dos deputados, António Mexia considerou que “as decisões tomadas ao longo do tempo foram opções políticas legítimas e coerentes, com fundamento técnico atendendo aos respetivos contextos”, sublinhando a existência de “um fio condutor, consistente e coerente ao longo do tempo”.

As palavras de Mexia estão a gerar uma onda de revolta junto dos portugueses. Nas redes sociais, muitos questionam o facto de ser um dos administradores mais bem pagos do país e da elétrica ser muito bem ressarcida dos valores que cobra pelos seus serviços.

Recorde-se que António Mexia lidera a EDP desde 2006, tendo sido reconduzido para um quinto mandato em abril de 2018, e é um dos arguidos do inquérito EDP/CMEC que investiga “factos subsequentes ao processo legislativo” e “procedimentos administrativos relativos à introdução no setor elétrico nacional dos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC)”.

 

Comente esta notícia