Escutas comprometem Vieira: houve encontro com informador na Luz

A Polícia Judiciária tem provas de que o funcionário judicial que se deixou comprar esteve numa reunião com o presidente do Benfica, no Estádio da Luz.

Escutas comprometem Vieira: houve encontro com informador na Luz
Imagem: JN

Luís Filipe Vieira ainda não está indiciado no caso da operação “e-Toupeira” por qualquer crime, mas a Polícia Judiciária já recolheu fortes indícios do envolvimento do presidente do Benfica no caso de corrupção de funcionários judiciais.

Tal como avança o CM, Paulo Gonçalves, assessor jurídico dos encarnados, foi detido com base em escutas. Ao que se sabe, a PJ mantinha uma operação de vigilância secreta no Estádio da Luz, durante a qual ouviu, em escutas telefónicas, o funcionário judicial José Augusto Silva a falar com Paulo Gonçalves.

No áudio, ambos combinavam a entrega de informações do sistema informático da Justiça sobre o curso do processo dos emails e de outros casos ligados ao Sporting e ao FC Porto.

escutas-comprometem-vieira_Expresso

E numa escuta, em janeiro, há referências a um encontro entre o funcionário judicial corrompido e o presidente Luís Filipe Vieira. A mesma fonte avança que se tratou de um encontro no Estádio da Luz, durante um jogo do Benfica. Inspetores da Unidade de Combate à Corrupção da PJ estavam lá em vigilância a José Augusto Silva – que foi fotografado no piso 1, conhecido por anel VIP, a conversar com Paulo Gonçalves.

Posteriormente, o técnico que tem por responsabilidade dar apoio informático aos tribunais, foi ao encontro do presidente, algo que é perceptível à investigação através de um telefonema de José Augusto Silva, sob escuta.

Quando Paulo Gonçalves pedia convites VIP para a Luz, destinados aos funcionários da Justiça corrompidos, esses mails seguiam com conhecimento do presidente, algo que a investigação não pode utilizar por ser uma prova obtida de forma ilícita. Esta é a principal razão para Vieira ainda não ter sido indiciado por corrupção ativa.

 

Comente esta notícia