Família despede-se de Catarina após nascimento de "bebé milagre"

Catarina Sequeira ficou em morte cerebral quando estava grávida de 3 meses. Salvador nasceu esta quinta-feira às 32 semanas de gestação e é um bebé saudável.

Família despede-se de Catarina após nascimento de
Imagem: JN

Já nasceu Salvador, filho da canoísta Catarina Sequeira, de 26 anos, que está em morte cerebral desde dezembro passado.

O parto estava previsto para sexta-feira, mas foi antecipado devido a algumas complicações. O pai da criança assistiu a todo o processo e participou no parto.

De acordo com a responsável pelo serviço de medicina interna do Hospital de São João, no Porto, o parto foi antecipado por dificuldades em “manter padrões de oxigenação suficientes”.

Família despede-se de Catarina após nascimento de

“Já não estava a ser possível garantir a respiração materna”, acrescentou a responsável do serviço de obstetrícia. O parto teve que ocorrer na madrugada às 4:32 horas desta quinta-feira, tendo o bebé nascido com cerca de 1,7 quilos e 40 centímetros. Salvador teve de ser ligado a ventiladores, mas está a evoluir favoravelmente “dentro do quadro de um bebé prematuro”.

A família foi de imediato chamada ao hospital para se despedir de Catarina, em morte cerebral desde 26 de dezembro, após um ataque de asma.

A sentir um misto de amor e ódio, Maria de Fátima Branco, mãe de Catarina e responsável pela decisão de prolongar a gestação depois da morte da filha disse: “Não foi uma gravidez desejada, mas ela acabou por a aceitar e andava feliz. Sempre falou em ir para a faculdade e viajar antes de ser mãe. Mas aconteceu assim”.

Família despede-se de Catarina após nascimento de

O funeral de Catarina será nesta sexta-feira, às 14:30 horas, em Crestuma. O funeral estaria preparado há uma semana, de acordo com as declarações da mãe de Catarina, Fátima Branco, a Cristina Ferreira, na SIC.

Para Fátima o funeral representa um novo adeus: “Nós já sofremos o que sofremos no dia 26 e agora vamos viver outra partida”.

 

Comente esta notícia