FC Porto reage a insulto de Seixas da Costa a Sérgio Conceição

Isto depois do ex-embaixador da ONU e antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus do Governo de Guterres ter chamado o treinador dos dragões de "javardo".

FC Porto reage a insulto de Seixas da Costa a Sérgio Conceição
Imagem: JN

O FC Porto reagiu, esta segunda-feira, através da newsletter “Dragões Diário”, à publicação de Francisco Seixas da Costa, feita no domingo, em que o antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus criticou a postura de Sérgio Conceição, chamando “javardo” ao treinador dos portistas.

FC Porto reage a insulto de Seixas da Costa a Sérgio Conceição

Apesar de Francisco Seixas da Costa ter reconhecido que exagerou “nas palavras”, o FC Porto reagiu na mesma à mensagem publicada no Twitter pelo antigo embaixador e secretário de Estado dos Assuntos Europeus do Governo de Guterres.

“Um administrador de empresas que já foi embaixador (função em que até foi útil às empresas que depois administrou) utilizou o Twitter para acusar Sérgio Conceição de ser ‘um javardo’. Aparentemente arrependeu-se e, entretanto, já considerou que utilizou ‘termos que não terão sido os mais felizes’ para qualificar o nosso treinador, mas a dúvida fica no ar: será mais javardo alguém que é notoriamente competente no exercício da sua profissão e que leva largos a anos a prestigiar Portugal no mundo ou quem utiliza as redes sociais para distribuir insultos gratuitos e nada diplomáticos? É caso para dizer: quem não quiser ser Manuel dos Santos, que não lhe vista a pele. Por outras palavras, que não seja javardo”, lê-se na nota.

Recorde-se que, no seu blogue pessoal, Seixas da Costa escreveu a propósito do assunto:

“Gerou-se por aí uma indignação “azul” pelo facto de eu ter qualificado o comportamento do treinador do Futebol Clube do Porto, numa reação instantânea no Twitter, com palavras duras e que, com serenidade, reconheço que exageradas”, lê-se no artigo, publicado às 16.13 horas deste domingo.

“A minha reação, neste caso particular, como já aconteceu face a atitudes de pessoas de outros clubes, entre os quais o meu próprio clube, foi a expressão extrema dessa minha indignação. Mas não me custa reconhecer que os termos não terão sido os mais felizes”, acrescentou Seixas da Costa, num curto texto em que confessa desagrado com o comportamento de figuras de relevo do futebol português, que ajudam à degradação deste desporto.

FC Porto reage a insulto de Seixas da Costa a Sérgio Conceição

O texto de Seixas da Costa faz o enquadramento de um “post” colocado online, sábado, no Twitter. “Sérgio Conceição até parece não ser um mau treinador! Mas é – sejamos claros! – um javardo. Não vale a pena estar com eufemismos. E os adeptos do FCP que se revêm no seu estilo são isso mesmo – uns javardos. Como o são os adeptos do (meu) Sporting que gostam do Bruno de Carvalho”, lê-se no artigo.

Javardo, segundo o dicionário da Porto Editora, é um “homem bruto e mal asseado; porcalhão e grosseirão.”

Seixas da Costa, entretanto, voltou ao assunto, com um novo tweet, três horas depois do primeiro comentário. “Ao afirmar uma evidência – que o Sérgio Conceição é uma figura que, em educação, está na cave das Antas – recebi uma batelada de insultos. Lá bloqueei…”

 

Comente esta notícia