Governo dá medalha a bombeiro que salvou várias pessoas em incêndio

Pelo ato heróico, o Governo concedeu-lhe a medalha de Mérito de Proteção e Socorro, grau ouro e distintivo azul. Já o prémio de 1500 euros doou-o à corporação de bombeiros na qual trabalha há 15 anos.

Governo dá medalha a bombeiro que salvou várias pessoas em incêndio
Imagem: CM

“Atuou de forma abnegada, arriscando a vida e fazendo jus ao lema dos bombeiros ‘vida por vida’, demonstrando sentido de solidariedade e altruísmo”.

Foi assim que o Governo descreveu a ação de Gonçalo Monteiro, bombeiro em Carcavelos e São Domingos de Rana, que salvou várias pessoas de um incêndio a 14 de dezembro de 2018, em Cascais. Pelo ato heróico, o Governo concedeu-lhe a medalha de mérito de proteção e socorro, grau ouro e distintivo azul.

governo da medalha a bombeiro que salvou varias pessoas em incendio

Gonçalo estava de folga quando viu fumo num prédio. Retirou pessoas – algumas crianças –, entrou na casa em chamas, mas já não conseguiu salvar uma mulher.

À chegada dos colegas, equipou-se, “subiu terceiro andar e retirou uma criança que estava sozinha em casa”, lê-se em Diário da República.

No Facebook, o bombeiro partilha a distinção. “O mérito não é só meu, mas de todos os que comigo estiveram no incêndio e que sem exceção merecem este público reconhecimento.”

Motorista de autocarros, Gonçalo Monteiro doou os 1500 euros do prémio à corporação de bombeiros onde entrou há 15 anos.

 

Comente esta notícia