Inquérito a alunos do 5º ano: “Sinto-me atraído por homens, mulheres ou ambos?”

O Ministério da Educação já fez saber que está a investigar o inquérito que foi entregue a alunos de 9 anos de idade.

Inquérito a alunos do 5º ano: “Sinto-me atraído por homens, mulheres ou ambos?”
Imagem: DN

Alunos do 5.º ano de escolaridade da Escola Básica Francisco Torrinha, no Porto, terão recebido uma “ficha sociodemográfica”, onde é perguntado, entre outras coisas, se se sentem mais atraídos por homens, mulheres ou ambos.

O Ministério da Educação abriu uma investigação ao caso. “O ministério da Educação não conhecia o inquérito em questão. Sabe-se para já que é um caso isolado e está a apurar informação junto do estabelecimento escolar em causa”, revelou o gabinete de comunicação do Ministério da Educação, em declarações ao DN.

Já a professora coordenadora da Escola disse apenas que não presta declarações sobre este assunto.

Esta quarta-feira começou a ser partilhada nas redes sociais a imagem do inquérito, que terá sido fotografada por um aluno.

Confrontada com a situação, a mãe de um aluno inscrito no 9.º ano da escola Francisco Torrinha, Isabel Spratley Rio, declarou ao DN: “Não gostava que tivesse sido entregue a um filho meu”. Referiu ainda que não recebeu nenhum pedido de autorização para que o filho respondesse a estas ou quaisquer perguntas no âmbito de uma ficha sociodemográfica.

“Precisava de perceber como é que isto aconteceu”, acrescentou. “Conhecendo a direção da escola não sei como isto chegou aos alunos. Tenho ideia de que são muito cuidadosos”, rematou.

 

Comente esta notícia