Jornalista despedido por comparar bebé real a um chimpanzé

A publicação nas redes sociais mostrava uma imagem de um chimpanzé levado pela mão por um casal bem vestido e acompanhada da legenda "O bebé real deixa o hospital".

Jornalista despedido por comparar bebé real a um chimpanzé
Imagem: Domic Lipinski / PA/EPA

Danny Baker, jornalista da BBC, foi, esta quinta-feira, demitido por publicar numa rede social uma imagem de um chimpanzé para se referir ao filho recém-nascido do príncipe Harry e de Megan Markle.

O próprio Danny Baker anunciou no Twitter que tinha sido despedido e um porta-voz da BBC confirmou, justificando com um “erro de julgamento que contraria os valores” que a BBC pretende representar.

jornalista despedido por comparar bebe real a um chimpanze

A publicação, entretanto removida, mostrava uma imagem de um chimpanzé levado pela mão por um casal bem vestido e acompanhada da legenda “O bebé real deixa o hospital”.

Após ser acusado de racismo, Baker apagou a publicação e pediu desculpas, alegando que não se tinha lembrado das conotações com as origens africanas de Megan Markle, mulher do príncipe Harry, que deu à luz na segunda-feira o primeiro filho do casal.

jornalista despedido por comparar bebe real a um chimpanze

A polémica coincidiu com a primeira aparição pública da criança, no castelo de Windsor, numa breve entrevista dos pais para a televisão, seguida por encontro privado para apresentar o bisneto à rainha Isabel II e ao marido, príncipe Filipe, e onde estava também a mãe de Megan, Doria Ragland.

 

Comente esta notícia