Mulher com deficiência expulsa de evento por dar "má imagem"

Mulher com Síndrome de Down foi convidada a sair de evento em Espanha por causar "má imagem" e "assustar" os restantes participantes.

Mulher com deficiência expulsa de evento por dar
Imagem: CM

Júlia Leal, de 49 anos de idade, portadora do Síndrome de Down, foi expulsa de um evento organizado pela empresa de saúde e bem-estar MediSalud, num hotel de 5 estrelas em Cuenca, por alegadamente causar “má imagem” e “assustar” os presentes.

A situação foi denunciada pelas duas irmãs de Júlia, que a acompanharam a um hotel de 5 estrelas para assistir ao evento. Ao jornal espanhol La Vanguardia, as duas irmãs acrescentaram que um funcionário da empresa convidou-as a sair pelo “desconforto” que Julia estaria a causar aos outros participantes.

Porém, ainda que a situação tenha sido confirmada por testemunhas, a empresa em causa já desmentiu esta versão dos factos e tornou público que não expulsaram Julia, mas sim as irmãs desta por “mau comportamento”.

mulher-com-deficiencia-expulsa-de-evento-por-dar-ma-imagem_CM

“Elas chegaram pouco antes do início do evento e recusaram-se a sentar na primeira fila, onde estavam os únicos lugares disponíveis. Além disso, exigiram um smartphone para cada uma”, explicou Jorge Díaz, advogado e porta-voz da MediSalud, adiantando que a oferta era só para a participante e um acompanhante.

“Quando foi explicado às duas irmãs de Julia que não podiam oferecer o equipamento às três, começaram a gritar e atrasaram o início do evento e incomodando os presentes”, acrescentou o advogado. “Seria estúpido expulsarmos Júlia pela sua condição quando, para a MediSalud, as pessoas com deficiência são tão importantes”, rematou.

A família de Júlia já apresentou queixa ao Comité Representante de Pessoas com Deficiência, que, por sua vez, apresentou queixa junto do Ministério Público. Através de comunicado o Comité fez saber que “lamenta e condena a situação”, considerando-a “puramente discriminatória e uma violação dos direitos mais básicos de uma pessoa”.

 

Comente esta notícia