Novo banco duplica prejuízo e vai pedir mais 541 milhões ao Estado

Só em 2019, o Novo Banco já pediu mais de 1.149 milhões de euros ao Fundo de Resolução e o ano ainda promete ser longo.

Novo banco duplica prejuízo e vai pedir mais 541 milhões ao Estado
Imagem: CM

O Novo Banco duplicou os prejuízos para 400 milhões de euros no primeiro semestre do ano, anunciou na sexta-feira. Em comunicado, divulgou que o grupo “registou perdas relacionadas com o processo de restruturação e desalavancagem de ativos tóxicos”.

Na mesma nota, referiu que prevê pedir mais 541 milhões de euros ao Fundo de Resolução, uma estimativa tendo em conta o prejuízo de 400,1 milhões de euros.

Nos primeiros três meses de 2019, o Novo Banco tinha reduzido os prejuízos para 93,1 milhões de euros, uma melhoria face aos prejuízos de 130,9 milhões de euros registado no ano passado.

novo banco pedir mais milhoes ao estado

Em 2018, para fazer face a perdas, o Novo Banco, que resultou da dissolução do BES, recebeu uma injeção de capital de 792 milhões de euros do Fundo de Resolução.

Recorde-se que só este ano, a instituição liderada por António Ramalho já pediu mais de 1.149 milhões de euros. Em março deste ano, António Costa garantiu que os contribuintes não vão pagar os prejuízos acumulados no Novo Banco e que a fatura será paga pelos bancos ao longo dos próximos anos.

“As injeções de capital que o Estado tenha de realizar no Novo Banco serão através do Fundo de Resolução, ou seja, a título de empréstimo, e virão a ser devolvidas pelos bancos num prazo de 30 anos…”

 

Comente esta notícia