Parlamento catalão aprova proclamação de independência

O parlamento regional acaba de aprovar a proclamação da Catalunha enquanto república independente e soberana.

Parlamento catalão aprova proclamação de independência
Imagem: JN

Depois de o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy ter pedido autorização ao Senado, esta sexta-feira, para tomar medidas na Catalunha – nomeadamente para destituir o presidente do governo regional, Carles Puigdemont, e todo o seu governo, o Parlamento Regional aprovou, esta sexta-feira, a proclamação da Catalunha enquanto república independente e soberana.

“Constituir uma república catalã como estado independente soberano, democrático e social” foi a declaração concreta de independência votada pelas duas formações independentistas catalãs (Juntos pelo Sim e CUP).

A independência foi aprovada com 70 votos a favor, 10 contra e dois votos em branco. Depois de a presidente do parlamento ter confirmado a aprovação, os deputados juntaram-se a cantar o hino da Catalunha, “El Segadors”. Carles Puigdemont, presidente da Catalunha, votou sob fortes aplausos dos restantes deputados.

parlamento-catalao-aprova-a-independencia_JN1

O momento foi acompanhado nas ruas de Barcelona e outras cidades catalãs por milhares de pessoas, que festejaram de forma emocionada a declaração de independência.

Madrid e o Rei já fizeram saber a sua posição em relação a este assunto e Mariano Rajoy considerou que o que se passa na Catalunha é “uma clara violação das leis, da democracia, dos direitos de todos, e isso tem consequências”. Falta, agora, saber quais.

 

 

Comente esta notícia