Polémica: autarca de Aveiro apela a uma "esfrega nas caloiras"

Ribau Esteves, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, está a ser criticado nas redes sociais e pela oposição por causa das declarações que proferiu num evento universitário da cidade.

Polémica: autarca de Aveiro apela a uma
Imagem: Jornal de Negócios

Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, foi filmado no âmbito de um evento universitário da cidade, apelando a uma “esfrega na Academia” e “nas caloiras”. Esta era uma tentativa de chamar gente à iniciativa “Integra-te 2018”, que tinha no cartaz Deejay Telio, um dos autores da música “Esfrega, esfrega”.

Depois do vídeo se ter tornado vital nas redes sociais, o autarca, eleito pelo PSD, foi duramente criticado pelas declarações, sobretudo pelos partidos da oposição.

O Bloco de Esquerda, por exemplo, através da página no Facebook, já teve oportunidade de condenar as declarações de Ribau Esteves. “É necessário um pedido público de desculpas por parte do autarca. O presidente da Câmara assumiu-se como porta-estandarte de uma cultura machista, misógina e atávica”, lê-se no comunicado que fala noutra alegada frase da parte do autarca, prestada na receção aos novos alunos. “O encanto primeiro da academia são as nossas caloiras”.

O presidente da Câmara de Aveiro já reagiu, entretanto, às críticas. “São palavras tiradas de um contexto e que estão a ser usadas de forma errada. Fiz um apelo para uma iniciativa em que estava presente o autor da música do momento, chamada ‘Esfrega, esfrega’. É preciso viver a vida com humor e as redes sociais devem ser usadas para divulgar coisas positivas e não negativas”, disse Ribau Esteves, em declarações ao CM.

“Sou o primeiro presidente de Câmara que recebeu os caloiros em audiência pública. Isso mostra o respeito que tenho pelos caloiros e caloiras que vão ser os novos cidadãos de Aveiro”, acrescentou, atirando-se à oposição: “É uma oposição fraca. Estamos a festejar um ano de uma grande vitória autárquica e eles uma grande derrota.. por isso compreendo a reação”, rematou.

Veja aqui o vídeo que está a circular nas redes sociais >>

 

 

Comente esta notícia