Polémica: filha de Vieira da Silva promovida a ministra

A quarta remodelação do Governo está a dar muito que falar. Filha do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social foi promovida a ministra e situação não está a ser bem vista pelos portugueses.

Polémica: filha de Vieira da Silva promovida a ministra
Imagem: Dinheiro Vivo

Mariana Vieira da Silva é a nova ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, uma vez que a nomeação já foi aceite pelo Presidente da República.

Filha de José António Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Mariana Vieira da Silva é licenciada em sociologia pelo ISCTE. Concluiu já a parte curricular do doutoramento em Políticas Públicas na mesma instituição de Ensino Superior de Lisboa, encontrando-se agora a terminar uma dissertação sobre políticas de saúde e de educação em Portugal.

Polémica: filha de Vieira da Silva promovida a ministra

Entre 2009 e 2011, a agora ministra era adjunta no gabinete do então primeiro-ministro, José Sócrates, tendo anteriormente trabalhado como assessora da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, entre 2005 e 2009.

No PS, esteve envolvida na elaboração dos programas eleitoral de 2015 e no de Governo, tendo sido a coordenadora da moção de estratégia que António Costa apresentou no último congresso dos socialistas em 2018.

Polémica: filha de Vieira da Silva promovida a ministra

O facto de Costa ter nomeado a filha de um ministro para fazer parte do Governo não está a agradar muitos portugueses. Enquanto que uns não vêem problema algum, outros acreditam que é mais um “tacho que Costa dá de bandeja aos seus amigos”. Nas redes sociais, as opiniões são muito diversas, mas a grande maioria opõe-se a esta nomeação.

Mariana Vieira da Silva tem, assim, uma pressão acrescida e o seu trabalho vai estar sob escrutínio.

 

Comente esta notícia