Tomar: mulher filmada a bater no cão gera onda de revolta

Mulher foi filmada a agredir o animal violentamente com um pau...e as imagens estão a gerar uma onda de revolta nas redes sociais.

Tomar: mulher filmada a bater no cão gera onda de revolta
Imagem: Olhar Animal

Em Tomar, um caso de maus tratos a um cão está a indignar o país. Uma mulher foi “apanhada” a bater no animal com um pau e a jovem que filmou o incidente, vizinha da agressora, diz ter feito a denúncia por já não suportar mais a situação.

“Preciso de ajuda, não aguento mais isto”, escreveu a jovem que partilhou as imagens nas redes sociais, acrescentando que já denunciou o caso às autoridades há “mais de um mês” e “até agora nada foi feito”.

As imagens mostram o animal a viver numa varanda de menos de dois metros, “acorrentado a uma trela de meio metro” e num cenário de falta de higiene.

A denúncia acrescenta que os donos lhe costumam “bater com um pau” naquele local, mas que às vezes o levam para o interior “para lhe bater ainda mais. Sempre que estou em casa consigo ouvi-lo chorar de tanto que lhe batem”, acrescentou a autora do vídeo.

De acordo com a IRA – Intervenção e Resgate Animal – foram apresentadas duas queixas crime na PSP, que aguarda diligências superiores para “sequestro do animal e levantamento de potenciais autos de contra-ordenação”.

A jovem que fez a denúncia disse ainda que a mulher gravada a maltratar o animal apresentou queixa às autoridades pela divulgação das imagens.

Recorde-se que o crime de maus-tratos a animal de companhia está previsto no artigo 387º do Código Penal e pode ser “punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa de 120 dias”.

 

 

Comente esta notícia