Os grandes vencedores das eleições europeias? PS, BE e PAN

O PS foi o partido mais votado pelos portugueses. O BE alcança mais do dobro de votos em comparação com 2014. O PAN elege pela primeira vez um eurodeputado e Marinho Pinto deixa de vez o Parlamento Europeu.

Os grandes vencedores das eleições europeias? PS, BE e PAN
Imagem: Sapo

Os portugueses foram este domingo às urnas para eleger os 21 eurodeputados que representarão Portugal, nos próximos 5 anos, no Parlamento Europeu.

A abstenção ficará na história como a mais alta de sempre (68%), numas eleições vencidas pelo PS, mas nas quais o Bloco de Esquerda (BE) e o PAN cantaram vitória, enquanto PSD, CDU e CDS saíram derrotados.

PS foi o grande vencedor, ainda que com um resultado de 33,36% dos votos. Conseguiu eleger 9 representantes para o Parlamento Europeu.

os grandes vencedores das eleicoes europeias

Já o PSD, que tinha fixado o objetivo de aumentar o número de eurodeputados, não conseguiu atingir essa meta, tendo alcançado apenas 22,01% de votos e mantendo os 6 representantes. Os resultados indicam, aliás, que o partido de Rio alcança, percentualmente, o seu pior resultado de sempre.

Mas se para os sociais-democratas a noite não foi de glória, para o Bloco de Esquerda foi de vitória, que se fixou como a terceira força política: 9,82% dos eleitores deram o passaporte para Estrasburgo a José Gusmão, que fará companhia a Marisa Matias no Parlamento Europeu nos próximos 5 anos.

os grandes vencedores das eleicoes europeias

Quem também acabou a noite de sorriso rasgado foi o PAN, que conseguiu eleger Francisco Guerreiro (com 5,08%) como o primeiro eurodeputado do partido liderado por André Silva, que garantiu que o PAN não é só uma “moda”.

Para uns saírem vencedores, outros saíram derrotados. E esses foram, além do PSD, a CDU, que reuniu 6,81% dos votos, perdendo um eurodeputado (tinha conseguido três em 2014), e o CDS, em 5.º lugar com 6,19%, manteve apenas um eleito, o cabeça de lista Nuno Melo – que regista também a marca de pior resultado de sempre dos centristas em europeias.

os grandes vencedores das eleicoes europeias

Outro dos perdedores da noite eleitoral foi António Marinho e Pinto, que nas europeias de 2014 conseguiu eleger dois eurodeputados para o seu partido de então, o MPT (Movimento Partido da Terra), mas agora fica fora do Parlamento Europeu.

 

Comente esta notícia